Fitossociologia e diversidade de espécies arbóreas em cabruca (mata atlântica raleada sobre plantação de cacau) na Região Sul da Bahia, Brasil
Na região sul da Bahia a maior parte das lavouras de cacau foi implantada sob a mata nativa raleada, em um sistema conhecido como cabruca. Em uma área de 2,6 ha de cabruca, foi realizado o levantamento fitossociológico das árvores com DAP 5 &62; ou &61; cm utilizadas no sombreamento do cacau, objetivando caracterizar a diversidade de espécies, composição e estrutura dessa comunidade.
Rosa, Sambuichi Regina Helena.
"Fitossociologia e diversidade de espécies arbóreas em cabruca (Mata Atlântica raleada sobre plantação de cacau) na região sul da Bahia, Brasil." Acta Botanica Brasilica 16.1 (2002): 89-101.
Foram encontrados nessa área 138 indivíduos, pertencentes a 41 espécies e 25 famílias, com 20,0 m² de área basal e 471,5 m³ de volume cilíndrico. As espécies que apresentaram maiores porcentagens de Importância de Wisconsin foram&58; Spondias lutea L. (9,7%), Pithecelobium polycephalum Benth. (9,4%), Inga affinis Benth. (7,0%) e Cedrela odorata L. (7,0%). O índice de diversidade de Shannon foi 3,35 e o de Brillouin 2,96. O diâmetro à altura do peito (DAP) variou de 5,0 cm a 126,8 cm. A altura variou de 4,5 m a 39,4 m, com média de 15,9 m. Foram encontradas convivendo na área espécies nativas (pioneiras, de florestas secundárias e de florestas primárias) e exóticas. Comparações feitas com outros trabalhos em áreas de cabruca mostram que estas apresentam uma alta diversidade de espécies arbóreas e são heterogêneas em estrutura, o que é influenciado pelo histórico de implantação e manejo das áreas.
Choco Lite ™ – Cocktail de emagrecimento natural.